segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"De Cheiros e Memórias"

 Cézanne

O cheiro do café. Minha mãe de costas, o perfume que exalava de seus cabelos encaracolados sobre os ombros, seus dedos delicados segurando o coador, coador de pano, e a voz grave de meu pai lendo poemas, são imagens que trago na minha memória, como um filme que fica na nossa mente para sempre. Ainda posso sentir o aroma que impregnava toda a sala.
Eram tardes silenciosas e somente a voz forte de meu pai preenchia todo o espaço. Ele, acabada a leitura, dizia: - é preciso ler também com o coração. Dizia isso com um sorriso largo balançando os ombros, uma mania entre tantas outras de seu jeito de ser. Feito ao poeta, seus ombros não suportaram o mundo. Tão belo, tão jovem.

Cheiro da morte. Morte do corpo. Cheiro da palavra viva que ficou em mim, transformou-se no produto do meu trabalho diário, prazer e alegria das minhas caminhadas literárias.
Outros cheiros seguiram -se a esse como deliciosa madeleine ao destampar o fluxo da memória: - os anos na Universidade, os grandes amigos que lá encontrei, as reuniões de estudo, os debates, as idéias, os livros.
Ato contínuo, memória ativada, sigo de lembranças em lembranças, o bar, o teatro, os envolvimentos, as lutas, o sonho. Filhos, família, nascimentos e mortes. Perdas e ganhos.

E, como disse o grande poeta: -
“De tudo fica um pouco... Fica um pouco de teu queixo No queixo de tua filha. Do teu áspero silêncio, um pouco ficou, um pouco... Se de tudo fica um pouco Mas porque não ficaria um pouco de mim? No trem que leva ao norte, no barco ,nos anúncios de jornal ,um pouco de mim em Londres, um pouco de mim algures?...”C.D.

Em mim, esse pouco se agigantou e, às vezes, sou toda memória.

9 comentários:

  1. Senti o cheiro destas memorias Sueli.Tenho que aplaudir sua construção gigante com cores e cheiros de saudade de um tempo feliz de vida. A oportuna inserção de Drummond ficou um Show amiga.
    Meu terno abraço Sueli.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse texto.
    Nossa quanta beleza pude sentir nessa escrita.
    Parabéns Sueli.
    Beijinho Toninho.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Ô Toninhobria, recebo esses aplausos com muita honra, por conta também desse tempo feliz,e ter escrito sobre me trouxe muita alegria.

    Belo o poema de Drummond e "esses dias trabalhei" com meus alunos e percebi que era possível o "encaixe". :o)

    grata,
    bju

    ResponderExcluir
  4. grata,(aleatoriamente) Fernanda. Delícia de comentário,fiquei "toda cheia" :o)


    bju

    ResponderExcluir
  5. Hummm senti cheiro de Lispector, Woof, Kafka e tantos outros que estão impregnados no meu corpo. Gostei do mergulho... fundo

    ResponderExcluir
  6. poizé, Lailin. O que seria de nós sem esses maravilhosos,então. Mergulhemos fundo, muito.:o)

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Su sou uma intolerante de cheiros assumidíssima.
    Explico.
    Os cheiros são tão importantes para a memória que perfumes como alguns se utilizam deles me incomoda profundamente. Quero os cheiros do ambiene, os cheiros das pessoas, pois esses são transporte para lembranças. São interdependentes.

    Essas lembranças são deliciosas, consegui ver uma cozinha, um casal uma poesia... Lindo

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto,a camiseta rsrs meu esposo tinha uma dessas,malha boa....varias fotos sempre a mesmarsrs,aniversário,batizado....rsrs
    Gostei de passar por aqui e ler este texto...
    beijos

    ResponderExcluir