quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sueli querida e colegas aqui do blog,

Eu não saberia responder a esta sua pergunta, sinceramente. Porque as palavras me chegam de diferentes formas, por diferentes motivações. Umas vezes sou a dona delas. Outras elas se apoderam de mim. Podem nascer de lembranças, da imaginação, da observação, da intuição. Podem ser um parto fácil, difícil, por vezes a fórceps. Mas ser um ser de linguagem é o que me permite fazer uma ponte capaz de me vincular ao outro. É um canal aberto para um ir e vir constante. Umas vezes as palavras recriam em mim um monte de vidas que tomo de empréstimo; então, escrevendo, vou sentindo  emoções que até então eu não teria a menor chance de experimentar.  Outras vezes elas saem  bem de dentro de mim e ao sairem das minhas regiões abissais, me revelam coisas até então inéditas pra mim, me ajudam a organizar meus pensamentos e sentimentos, me encorajam a me deixar revelar aos outros. É assim. As palavras são as mesmas, são de todos, são de quem as sabe amar. Mas ler e escrever  tem sido o ponto e contraponto  necessários para ligar estes dois mundos: o de dentro e o de fora. Não sei como, nem quando, nem porque acontece. Mas quando algo lido ou escrito fazem estas conexões é uma sensação de prazer impossível de descrever em palavras.

Meu presente é o desenho do que tentei dizer. Este cara do vídeo é um artista italiano fantástico. À sua maneira, faz com que, através  do papel, tudo caiba dentro dele e dele saia, algumas vezes de forma surpreendente. Espero gostem. Beijos meus a todos.


3 comentários:

  1. Muito interessante a forma como descreve seu processo criativo. O prazer realmente deve ser o combustível para o hábito da escrita. Em um país com poucos leitores, acredito que os autores sejam ainda mais raros.

    ResponderExcluir
  2. "Umas vezes sou a dona delas. Outras elas se apoderam de mim."

    Verôca que belíssima maneira escolheu para nos "falar" de seu processo criativo. E a negativa inicial, em seu texto, não corresponde à verdade. Com a propriedade dos que sabem respondeu com beleza e poesia a questão proposta.
    Parabéns.
    Adorei o presente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Veroca, muito legal seu processo.
    O barato é que juntamos fragmentos de experiencias de um, de outro às nossas para experimentarmos novos processos, interessante essa troca...
    bjão

    ResponderExcluir