quinta-feira, 17 de maio de 2012


DO TOQUE AO REAL

O sorriso dela brincava na face tosca das mulheres dos colonos, escorria pelo verniz dos móveis, desprendia-se das paredes alvas do casarão.
 Murilo Rubião


Corpo ereto, cabelos cuidadosamente desarrumados, ar blasé, e vestida de vermelho ela descia as escadas lentamente. Além de  um sorriso estampado na face como se mil sóis nela habitassem.  Equilibrava-se no salto da sandália preta  e nem  ousava segurar no corremão. O esmalte ainda úmido podia borrar. E se tinha uma coisa que ela não admitia era mulher descuidada. Costumava dizer que era natural esse cuidado todo. Ato corriqueiro, quase automático. Não gostava de chamar atenção, e, quanto aos elogios que recebia: — bela, deslumbrante, magnífica. Apenas sorria.  


Mas se deixava levar toda orgulhosa.  Puro delírio. E era compreensiva, dessa compreensão  exacerbada, irreal. Sabia que nem toda mulher podia se dar a esses pequenos luxos, e na sua imensa delicadeza segredava à amigas seletas: — entendo perfeitamente, é uma questão de tempo. E se tinha uma coisa que ela não abria mão era da sua liberdade. Levantava cedo só para ter o prazer de ler o jornal, das notícias que aconteciam do outro lado do mundo. Um cachorrinho perdido, uma mata destruída....tudo lhe interessava. Botânica, gastronomia, moda, filosofia, literatura, cinema...

E naquela noite, como em tantas outras, descia lentamente as escadas mais bela que nunca. Pronta para mais uma deliciosa festa noite adentro. Era tudo que queria ,que precisava. Viver, dançar, sorrir.  Ser. E num gesto tresloucado, inesperado seus dedos tocaram com força o corremão. Com o esmalte todo borrado um olhar vago, distante, úmido e as mãos trêmulas, acordou.
O dia amanhecia lá fora. Era preciso correr.




10 comentários:

  1. Parabens Sueli,sua personagem pode ser visualizada com esta clareza de detalhes.Decidida a ser feliz,mas ainda ali,pressente uma pressão natural observada na sua preocupação com o alongamento das horas e a perda parcial de suas maquiagens,que seria para muitos um pequeno detalhe, mas para ela significava muito.
    Aplausos minha amiga e que novas belas idéias venham para nossa interação.
    Curti,rsrs.
    Meu abraço de admiração com paz e luz nos seus dis.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Linda sua personagem, cheia de estilo e graça...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. grata, Tonhinhobira. Gosto muito dos seus comentários ( enriquece-me),e também ponho-me a pensar, como o que escrevemos pode tomar diversos caminhos ,interpretações. Isso é o melhor de tudo.

    um forte abraço com muito carinho
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaa ,Carina.

    bjus.

    ResponderExcluir
  5. Ela desejava ser poderosa... forte personagem!

    ResponderExcluir
  6. Meu caro e novo amigo, Toninho. Antes de mais nada, recebo-o com prazer no meu blog, volte sempre. Que belos te4xtos do cotidiano você tem aqui. Muito bom mesmo. Bom também cnhecer mais um mineiro... e cruzeirense, claro. Abração, amigo. Ah... e a Ana Lieri é mesmo uma boa amiga.

    ResponderExcluir
  7. Era preciso correr...
    lindo...
    venho aqui desejar um belo fim de semana
    e indicar esses meus dois espaços:

    http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com.br/
    http://reflexodalma.blogspot.com.br/
    Depois me diz.
    Lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada,"só em Palavras".

    E um ótimo fim de semana pra vc tb.
    Vou, com o maior prazer, conhecer "sues espaços" ,e digo sim:o)

    bjão.

    ResponderExcluir