terça-feira, 15 de maio de 2012

Mariama.
















Mariama. 

1“O sorriso dela brincava na face tosca das mulheres dos colonos, escorria pelo verniz dos móveis, desprendia-se das paredes alvas do casarão”. Tudo em sua volta cheirava um pouco de alecrim do mato com alfazema, perto dela as coisas adquiriam um colorido fascinante e poder-se-ia, sentir o frescor da gruta, onde nascia a água pura e cristalina, que seguia sinuosamente por varas abertas de bambu até a porta da cozinha da casa. Sua voz suave e terna fazia lembrar cantigas para ninar crianças. Vinha dela um magnetismo, que nos envolvia e seduzia.

Assim era Mariama, uma linda mulher que morava naquele casarão branco avarandado de dois pavimentos, que se destacava naquela estrada poeirenta, que se ligava a estrada férrea para a capital. Poder-se-ia ver uma longa escada de madeira, que terminava no fim da varanda, em seu corrimão pendentes vasos a enfeita-lo, todos com suas flores silvestres que inspiravam uma tela de pintor com a figura de Mariama debruçada na varanda, com sua longa cabeleira caída sobre os ombros que balançava com o vento de Maio, tudo aquilo nos envolvia com graça e emoção.

 Com sua voz inimitável estava sempre a cantarolar canções românticas, que falavam de amores perdidos e desilusões amorosas, o que contradizia com seu semblante leve e alegre com aqueles olhos negros e brilhantes como as estrelas naquele lugar de noites estreladas.  Sabedora da admiração ela sempre esboçava um sorriso provocante aos passantes daquela estrada. Mariama era a figura fugida de uma tela de pintor renascentista.

Hoje quem passa pelo casarão ainda se vê uma fumaça, a escada sem flores, apenas uns gatos espreguiçadores pelas escadas e varanda. Por certo não mais verá Mariama, que numa manhã seguiu a estrada e num trem de ferro foi parar na capital, sem um olhar para trás, para que nada lhe fizesse recordar os olhares apaixonados que por ali ficaram.

·         1-Citação de Murilo Rubião em a Flor de vidro.

Toninho.
Texto para a proposta criar um personagem com base na citação de Murilo Rubião, idealizada por Sueli Aduan.
Grato sempre amiga Sueli por nos permitir exercitar por aqui.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Carina,a Sueli nos acorda e vamos tecendo.
      Um carinhoso abraço.
      Bjo.

      Excluir
  2. Ô Toninhobira: Você nos emocionou, nos fez rir....refletir,e,agora, mais esse "presentão" com a segunda proposta. Eu que agradeço amigo.

    Belíssimo!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre lhe sou grato por acender esta chama,que faz sair da inercia lembranças que vamos adapatando nas suas belas ideias de exercicios.
      Carinhoso abraço.
      Bjo.

      Excluir
  3. É meu amigo estamos sempre nessa boa troca, nesse fortalecer e "inspirar" mútuo.

    grata.
    carinhoso abraço pra você também.

    ResponderExcluir