segunda-feira, 19 de março de 2012

Ser feliz

Propuseram-me a falar sobre o poder das palavras...pois bem, pensei, mas que elas ferem, elevam, encantam e aterrorizam, eu já sei e ficaria clichê demais ficar nisso.
Presto-me então, com humildade de aspirante á escritora falar sobre uma só, mote maior da nossa vida: Felicidade.
Aristóteles dizia que ela está em ser virtuoso, que as virtudes são essenciais e que cada pessoa tem a sua e encontra sua felicidade, lindo não?
Bem, nem há como discordar disso, pois se formos realmente atentos às pequenas coisas do nosso dia, encontraremos-na em coisas de simplicidade extrema, como em um copo de água quando estamos com sede, em uma flor que o amado nos traz, no prazer de um banho relaxante depois de um dia difícil, enfim, poderemos ver que não é tão difícil ser feliz, apesar de tudo e todos que enfrentamos em nossos dias.
Não me refiro a contentar-se com pouco, deixar de lutar por uma vida melhor, mais confortável, mas sim aproveitar o momento, não deixar pequenas oportunidades de alegria passarem em branco.
Basta um olhar atento, e na simplicidade do dia a dia encontraremos mais razões e forças para alcançarmos nossos mais elevados sonhos, e, se por acaso não se realizarem, ao menos teremos as coisas simples, um olhar mais amplo da vida, do mundo, das pessoas e isso nos tornará virtuosos, por consequencia...felizes, segundo o mestre.
A correria, a rotina nos tira essa visão ampla, bela, olhemos mais fundo, mais longe e quem sabe teremos ao menos paz, outra grande motriz de nossa vida.
Ser feliz é... bem, não sei, mas continuo a procurar nas simplicidades de meu coração ansioso e curioso, mas que fica feliz com um bom dia sorridente de um estranho na rua enquanto vai a um curso profissionalizante.

Carina.

9 comentários:

  1. ..."aproveitar o momento, não deixar pequenas oportunidades de alegria passarem em branco".

    Eu poderia destacar tantos outros trechos, Carina. Mas acabaria copiando o texto todo:o), pois gostei muito.Uma bela lição.

    grata, minha querida.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli, obrigada por gostar do meu texto, pensei nas coisas simples que deixamos passar na correria e que nos fazem tão bem, não concorda?

      Beijos;

      Carina.

      Excluir
  2. "Super concordo",Carina. E, como sabe, apesar de todos os meus compromissos,envolvimentos... não abro mão de "curtir" um bom "relax" presente nesses pequenos e valiosos detalhes do nosso dia-a-dia.

    gratíssima.
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Sueli,perdoe a minha ignorância, mas as vezes eu me perco em seu blog.O blog é seu, do seu filho,ou você tenta realçar os textos de outra pessoa, como neste caso.
    De concreto mesmo;Posso afirmar, de antemão, que você é super inteligente e traz boa proposta de leitura agradável.Beijo do "confuso" amigo e leitor.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  4. :o) Não tem nada de ignorância Byjotan, o blog é meu sim. É uma Oficina de Literatura on-line. Na lateral do próprio blog há um texto curto com algumas explicações sobre a proposta do blog.


    Você pensou que era do meu filho por conta da confusão que "rolou", creio eu. Quando entrei no seu blog para "te seguir" saiu a foto do meu filho :o) acontece que como sou muito desligada, às vezes, nem "fecho" ou "saio" dos blogs e afins, e numa dessas a professora dele da faculdade "linkou" esse blog ,pois eles têm "aqueles blogs para trabalhos, enfim já resolvi isso e arrumei a minha foto lá no seu blog.
    Certinho, meu amigo
    abraços.

    ResponderExcluir
  5. vim
    aqui so pra dizer que o blog
    é meu seu teu
    de todo mundo
    de quem quizer (tarde da noite não sei se quizer é com s ou com z zzzzzzzzzzzzzzzzz)

    ResponderExcluir
  6. Ô Lailin, minha querida irmão do coração, isso eu nem precisava escrever. Espero que os que "aqui" participam "sintam-se" assim, porém o blog é "meu" no sentido de:-tê-lo"criado", "pensar" as propostas e por suas especificidades, ou seja, os que aqui postam sabem de antemão que são convidados por mim como "autores" e não como "administradores". E, principalmente que devem ser fiéis aos temas propostos, sem contudo, perderem a liberdade da criação, sacou?

    quiser é com "S" (como é cedinho do dia eu sei.kkk)

    bjão.

    Para participar do blog e-mail para:
    ssaduan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bela reflexão da Carina na arte ser feliz neste mundo, onde muito nos convida a sermos menos felizes.Este olhar sobre a felicidade da Carina é mesmo necessário, para que se fazer a revolução interna.Parabens Carina.
    Sueli seu espaço é cada mais interessante na liberdade de expressão com sua bela generosidade.
    Abraço amiga.
    Bjo.

    ResponderExcluir