segunda-feira, 26 de março de 2012

De bem com a vida

 Há quem diga que não mede as palavras. Mas os que assim agem, ainda que pareça contraditório, são pessoas de bem com a vida. Falam isso é por pura ironia. No seu íntimo mora a convicção de que não há uma medida, mas nem por isso uma desmedida. E, também, por saber de antemão que cada momento exige de nós uma determinada palavra. Vai daí que é preciso tato. Não se pode usar a mesma medida para tudo e todos, pois se corre o risco de ser indelicado, inconveniente.  Portanto, é preciso medir. Mas nunca, nunca mentir ou pelo menos tentar, já que a palavra nasceu para ser livre. Somos ou deveríamos ser exigentes com o uso que fazemos dela. Essa joia rara que tanto pode enaltecer quanto denegrir.

Há um vínculo entre ser e dizer. Um não existe sem o outro.  Porém, há os que dizem que no mundo das palavras tudo é sem medida, imensurável, relativo. Esses, creio eu, são aqueles das certezas feitas às pressas totalmente sem medida, descabível. É justo, justíssimo que se deve medir o tempo todo qual palavra cabe aqui ou ali. Mas não por sua extensão ou número de sílabas ou sonoridade. Ainda que o som de cada uma delas seja música aos nossos ouvidos. Amantes das palavras que somos. Mas porque as pessoas as quais nos dirigimos são diferentes. E há pessoas que gostam das palavras largas, infinitas, que provocam grandes reflexões, mas também há as que gostam das pequenas, rasas, corriqueiras, que permitem que a vida siga seu curso lentamente. De um jeito ou de outro, todas as palavras têm o poder transformador, quando permitimos que adentrem no mais fundo do nosso ser.

6 comentários:

  1. Boa tarde! Uma palavra pode ou não ser dita, pois temos o poder de escolha e o bom senso para sabê-la adequada ou não; mas quando sentimos que ela é necessária e, mesmo assim, ela é freada por outros, engolí-la sufoca... excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida,Ana Bailune. Que possamos então,na nossa trajetória, dizê-las sem sufocar ou sentir-se sufocado.

    gratíssima, querida.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Otima conclusão amiga nesta dissertação,cumpre as palavras esta nobre missão, que bem sabemos onde ela vai dar, o estar de bem com a vida, pois que existe o equilibrio e este é fatal.
    Meus aplausos amiga.
    Abraços com terna admiração.
    Parabens pelo exercicio proposto e que novos possam aderir a estas interações maravilhosas.
    Seja bem vinda Ana Bailune amiga do Recanto das Letras.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. gratíssima meu amigo Toninhobira, como sempre, delicadíssimo em seus belíssimos comentários.

    Aplausos recebidos e retribuídos. :o)


    beijus

    ResponderExcluir
  5. Lindo Sueli!

    Pessoas diferentes, palavras diferentes... viva a diferença, e as palavras para podermos lidar com a diversidade!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. gratíssima, Carina.
    ... sim a diferença...lidar com a diversidade.
    Viva, então, palavras que nos instigam, nos fazem refletir...avançar.

    bjão querida.

    ResponderExcluir