quinta-feira, 8 de março de 2012

E,com uma boa dose de poesia.

A compreensão de um texto não é algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado. Não se mede o estudo pelo número de páginas lidas numa noite ou pela quantidade de livros lidos num determinado tempo. Estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recriá-las. Paulo Freire -Ação Cultural para a liberdade

Minha condição humana me fascina. Conheço o limite de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais ainda para os outros que, por acaso, descobri terem emoções semelhantes às minha. Albert Einstein- Como vejo o mundo.

REAPRENDEMOS

Como você vê, os textos  são opinativos. Revelam a visão que o autor tem sobre um determinado assunto: no primeiro, a sua concepção sobre o ato de estudar, entendido como uma atividade criadora; no segundo, as reflexões do autor sobre sua condição humana, sua relação com os outros, seus princípios, enfim, como vê o mundo. Além da visão, das concepções, dos pontos de vista, revelam também como os autores desenvolveram seu raciocínio para fazer a exposição de suas ideias. Como organizam seus pensamentos. Os textos são, assim, dissertações. Cada dissertação é um questionamento do mundo. Em cada texto, reaprendemos a pensar – pensar pela própria cabeça, procurando uma elaboração própria de ideias, com liberdade e lucidez. Reaprendemos a analisar e comentar ideias, textos, dados e fatos, temas e teses. Reaprendemos a discutir e a argumentar, a defender o que pensamos: fundamentar, justificar, provar, explicar, persuadir. Reaprendemos, enfim, a organizar o pensamento lógico, a arquitetar nossos textos como sequência, coesão, coerência e clareza.  E, porque não com uma boa dose de poesia.


DATA DA POSTAGEM 26/03

PROPOSTA


Escolha um dos seguintes temas e crie seu texto dissertativo, seu ponto de vista sobre o assunto.

1-Nenhum homem é uma ilha.

2-Viver é melhor que sonhar?

3-O poder das palavras.


5 comentários:

  1. Analisar,comentar,discutir... quer coisa melhor?
    Então,meus queridos,vamos que vamos.
    E, sem esquecer da poesia.

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Dicas dadas,exercicio proposto.Então mãos à obra.Viver é melhor que sonhar... É otimo.Sobre o poder das palavras escrevi esta semana no meu blog.Mas creio piamente que nenhum homem é uma ilha.Então vamos lá amiga.Sentar no alto daquela serra e deixar a mente solta e leve como uma pena.
    Um belo fim de semana com paz,alegria e poesia.
    Meu carinhoso abraço.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nessa sua genial(e poética) brincadeira com os temas propostos, você levantou outra possibilidade, a "misturagem",já pensou?Três em um, fique à vontade.:o)

    Ótimo fim de semana.
    abraços e beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Brincar com as palavras de forma natural e ainda transferindo uma mensagem alegre é características de poucos privilegiados.Mas no seu caso, não é privilégio somente,é competência.Abraço de leitor e fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  5. Ô BYJOTAN que delicadeza de comentário,gratíssima.

    adorei.:o)

    ResponderExcluir