segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ambição demiúrgica


Aracne
"Na mitologia grega, Aracne( jovem lídia) quis medir-se na arte da tecelagem com Atena, deusa da Razão superior e mestra da tecelagem. Todos os deuses compareceram, e o concurso começou. Atena bordou as doze divindades do Olimpo em sua majestade e, nos quatro cantos da obra, evocou os castigos nos quais incorrem os mortais que ousam desafiá-las. Não se importando com essa advertência, Aracne representou em seu bordado os amores dos deuses pelos mortais. Ultrajada, Atena bateu na jovem com sua naveta. Desesperada, Aracne quis enforcar-se, mas Atena a impediu e a metamorfoseou em aranha, a qual, desde então, não cessará de balançar-se na ponta de seu fio. Ela é assim símbolo da queda do ser, da ambição demiúrgica punida e, portanto, uma advertência: ninguém pode rivalizar com os deuses".Jean-Paul Ronecker.

A Moça Tecelã
Por Marina Colasanti


DATA DA POSTAGEM 31/01/2012

PROPOSTA
Elabore uma narrativa

Se o tear mágico fosse seu, o que você faria com ele? Que ou o que teceria ou desteceria?


5 comentários:

  1. E tecendo, ela própria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palácio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou em como seria bom estar sozinha de novo. (M.Colasanti)

    não sei se conseguirei... Ana Peluso faria a imagem?

    ResponderExcluir
  2. Hum!conseguirá sim, imagine. E "tenta" com a Ana Peluso.rs.
    Mas o que importa mesmo, creio eu, é a "coisa" do "pensar sobre", a(s) proposta(s), e colocar "imaginação", "inspiração", "técnica" ...pra funcionar.

    bjão, irmã.

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga veja como reativar meu acesso para postagem,acho que naquela do pessoal confundir o meu blog de origem acabei tirando meu status de postagem.
    Aguardo.
    Bju.

    ResponderExcluir
  4. Fica tranquilo,amigo.Acabei de enviar novo convite, certinho. É só postar,maravilha.:o)

    abração

    ResponderExcluir