segunda-feira, 27 de junho de 2011

Novela

    Assistia todas as novelas, duas, seis, sete, oito e qualquer outra reprise que pudesse passar entre esses horários. Entre sonhos e panelas, desejos e afazeres aquela vida encantada das novelas dividia sua mente entre os devaneios e a realidade, mais devaneios que realidade. Se imaginava a mocinha da novela das seis e num passe de mágica era a própria megera da novela das oito. As megeras tem seu charme, mas isso até o próximo capítulo pois no final queria a mocinha, seus destinos são perfeitos, todo sofrimento em prol ao um destino de contos de fadas.
    Por vezes se revoltava diante do sapato gasto e as roupas de todos os dias, nem as empregadas da novela das sete repetiam figurino, sempre tão coloridos e alegres. E tudo acabaria bem no final, com casamento e festa. Assim seria sua vida, por hora imaginava, mas cria piamente, seria um enredo de novela.
    Sofreu horas e horas a fio o triste destino do núcleo pobre, vítima de carrascos e injustiças. “Ah um dia o mocinho olharia para ela e só ele saberia o seu real valor. E a levaria para sua grande casa, com carrão e mordomo, e o esperaria com seu lindo vestido longo no topo de uma escadaria enorme.” Ensaiava mentalmente o que diria quando o mocinho se declarasse, diria palavras bonitas, nem sabia o significado de muitas delas, mas eram bonitas.
    Um dia, como outro dia qualquer. Acordou cedo com a cara inchada, descabelada, insatisfeita com seu destino tão lento, dia de feira, a patroa queria que fosse cedo, não podia perder o melhor da feira. Arrastou as sandálias pelo asfalto com a cabeça nas nuvens. Entre pepinos e abobrinhas o moço era lindo, a voz que lhe cortejava para uma compra perfeita e lhe piscava um olho galante. O coração lhe saltou à boca. Se deteve analisando as possibilidades. Virou-lhe as costas afinal, o mocinho não estava encerrado num cubo.

20 comentários:

  1. Mesclando irônia e seriedade você criou um ótimo texto, Kátia. E com um belo final... questionador. ... "afinal,...".

    E pensar que há muitas mulheres que só vivem isso.

    grata,

    ResponderExcluir
  2. Ainda não sei se gosto dele, talvez porque fuja bastante da minha praia rs... mas foi o que saiu no final de semana.
    Então menina o tema surgiu justamente por ouvir o povo comentanto sobre todas as novelas (e eu nem sei o nome kkk) esse paralelo.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser por conta disso sim,Katia.( mas eu gostei rs). Eu escrevi um poema sobre esse tema,se não me engano ,o nome é Imutável e está lá no Ato poético.

    Sabe, particularmente,não tenho nada contra novelas, aliás, assisto o "Cordel Encantando". É exclente..os atores ..o enredo...tudo. E quando posso dou uma olhadela no Insensato Coração.:o)

    O problema não está em assitir novelas, mas em SÓ assistir novelas, aliás, qualquer coisa que façamos que se torne "Só aquilo sempre" ...aí sim.. complicado (penso que com meus botões).

    BJÃO.

    ResponderExcluir
  4. ichi (pressa, desculpe katia). .... penso eu com meu botões, rs

    ResponderExcluir
  5. esqueça , vc entendeu ne´???? (com meus ...)

    ResponderExcluir
  6. Novela, novela, novela, muito lixo para as nossas mentes. A crônica está magnifica no sentido literário. Abração.

    ResponderExcluir
  7. Interessante o texto da Katia, penso que em todo lixo, há reciclagem.Assim os cronistas se lavam nas novelas.Concordo com voce Sueli,o problema não são as novelas e sim como ve-las e na moderação.Bem dito sobre o Cordel,embora poderiam fazer algumas modificações,que culminem com Canudos.
    Parabens KAtia.
    Um abraço Sueli.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  8. Queria ver cordel mas não consigo, acho a cara dela diferente, a proposta tb. Muito parecido com Hoje é dia de Maria eu gostava dessa série.
    Não gosto de novelas por uma série de razões, algumas estão no texto e outras pq não consigo mesmo, não consigo ficar esperando, não gosto da encheção de linguiça. Não consigo ficar em frente da tv para nada a não ser dormir rs... Obrigada, bom que gostaram...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Toninhobira. Verdade, meu amigo, há que se ter moderação sem dúvida. E tb gostaria de "modificações" para verdadeiramente 'enxergamos" Canudos. Enfim, a postura deles tb é fantástica.

    Katia tenta ficar sem dormir :o)eu vejo mil coisas excelentes na Cultura, aliás, domingo se optarmos dá pra sentar às 19h e levantar só na madrugada de tanta maravilha. É meu canal, além de alguns,poucos,da "fechada".

    abs

    ResponderExcluir
  10. Olá bom dia!!

    Navegando acabei chegando em seu blog.
    Estou gostando de tudo que leio, não sou fã de novelas, mas gosto quando contam-me um capitulo e juram que eu sei exatamente sobre o que estao falando... rs

    Gosto de fazer parte do fictício mesmo que eu não saiba absolutamente nadaaaaa a respeito.. rs

    Bom- um prazer estar aqui!

    uero convida-la a conhecer o Alma, meu blog!
    Té mais.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso! Que conto magnifico! Adorei o conto; amei o blog!

    Há poucos dias atrás também postei algo sobre novelas; elas realmente mexem comigo: irritam! -rs

    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Texto bom de se ler.
    Essa é a realidade de uma imensidão de pessoas, que apreciam por gostar e ou por que não têm outro meio de se distrair.
    Mas penso eu, que a novela,assim como um livro que se lê, é algo que nos emociona, que retrata a maioria das vezes a nossa realidade, a realidade de muitas pessoas, e não podemos ficar ignorantes do que passa a nossa volta. Acho interessante as novelas, os livros, as músicas, as artes em quadro, ...todos retratam realidades vividas. A nossa interpretação e o nosso gosto é que irá dizer se foi boa ou não a nossa atenção voltada para aquilo. Tudo é arte e deve ser apreciado. Críticas construtivas poderão melhorar.
    Mas voltando aqui para seu texto...narra com muita propriedade, soube puxar minha atenção até o final da narração. Está de parabéns.
    Uma excelente semana.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dayse, minha inteção com o texto não foi em momento algum criticar os que gostam de novela, deixando isso bem claro. Só uma narrativa a cerca das expectativas que algumas pessoas por ingenuidade criam a respeito do universo novela.
    Que bom que gostou... obrigada bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu estou muito satisfeita ,e quero compartilhar com todos- leitores, escrevinhadores, pois além do "Escritos" proporcionar exercícios que visam "despertar" disciplina, criatividade, imaginação... que, como sabemos, são fundamentais para a arte da escrita, está instigando o diálogo, o debate e a troca das ideias. Assim, não se detém só nos belos comentários vai muito além.... Isso é fantástico. E,como sabemos, é mediante o diálogo, o embate saudável, às leituras, os posicionamente que temos a possibilidade de ampliar nossa visão de mundo.

    grata a todos.
    E, em especial a Katia com esse belo texto questionador.

    forte abraço
    sueliaduan

    ResponderExcluir
  15. Tá bonito Sulei,gosto de ver o poder de reflexão ativo,pois penso que para isso servem as cronica,poesias e etc.Que bom se todos textos fossem assim,onde as pessoas se sentem motivadas a opinarem.Um sucesso a Katia e parabens a todos que expressam suas opiniões.E vamos que vamos!
    Um bju de luz amiga.

    ResponderExcluir
  16. É isso mesmo,Toninhobira.E só posso concordar com você.Perfeito!!!

    um bju de luz amigo.

    ResponderExcluir