quarta-feira, 19 de maio de 2010

"As Atitudes Poéticas"

Segundo Ezra Pound, aqui , a linguagem se carrega de significados principalmente de três maneiras:

● Induzindo correlações emocionais pelo som e pelo ritmo
●Trazendo um objeto para a imaginação visual
●Produzindo associações emocionais e intelectuais

Esses procedimentos não são usados separadamente. Todos eles contribuem para a significação do poema.
O poete é um inventor que usa palavras.

“Compreendi [...]que a poesia está nas palavras, se faz com palavras e não com idéias e sentimentos, muito embora, bem entendido, seja pela força do sentimento ou pela tensão do espírito que acodem ao poeta as combinações de palavras onde há carga de poesia”
(Manuel Bandeira, ‘Itinerário de Pasárgada’, in ─ ,Poesia completa e prosa, p.40.

DATA DA POSTAGEM- 31/05/2010

PROPOSTAS
1-Escreva um poema de sua autoria

Ou pode optar pela proposta

            2-Escreva um poema do seu poeta preferido
 
 

2 comentários:

  1. Meus queridos,espero que gostem das propostas!

    "O meu olhar, a minha poesia e meu pensamento estão em tudo que eu toco" Elisa Lucinda .

    ResponderExcluir
  2. "A poesia está no ar, aqui, até dia 31/05". Depois? Bom, depois depende do nosso olhar.
    abs, queridos!

    ResponderExcluir