quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Gênero Minimalista- “Miniconto” ou “Microconto”



A literatura contemporânea passa por profundas e velozes mudanças introduzindo novas formas na arte da escrita. O chamado “miniconto” ou “microconto”, um tipo de narrativa que tenta a economia máxima de recursos sem, no entanto, perder a expressividade e a beleza do texto, além de causar um impacto instantâneo sobre o leitor, surge com força no cenário literário.

Prova disso é a publicação em 2004 do livro: Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, organizada por Marcelino Freire, em que os autores foram desafiados a escrever contos de no máximo cinqüenta letras.

..."Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”, Augusto Monterroso, conhecido como menor e mais famoso miniconto do mundo; Dalton Trevisan, responsável pela canonização desse tipo de texto no Brasil; Julio Cortazar vem, juntamente com outros autores, reforçar a importância dessa nova estética.

Produzir uma narrativa com começo, meio e fim preservando as propriedades do conto dentro dessa nova estética, o miniconto, é o desafio que proponho.

 
PROPOSTA
ESCREVER UM MINICONTO
(Tema-livre)
(Máximo de 10 linhas)


DATA DA POSTAGEM- 26/02/2010

4 comentários:

  1. Bom dia, meus queridos, é o desafio que proponho.

    forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Hum!Será? Complexo miniconto, mas derrepente é a sua facilidade.Ótimo. rs.
    A intenção não é complicar!rsrs Mas nada é fácil em se tratando da escrita. bjus

    ResponderExcluir
  3. Queridos, postei no meu blog,oficiodeescrever,um miniconto de Kafka. É muito interessante!
    bjus

    ResponderExcluir