domingo, 3 de janeiro de 2010

LINGUAGEM-MASCARAS DO SER

As idéias não brotam do nada, elas fazem parte integrante da história do homem, de sua evolução, de suas conquista, de seus erros e acertos.
Um texto traduz a visão de mundo de quem o produziu, mas também traduz cisões de mundo de outros textos, da cultura em que está/estão inserido(s), da história da humanidade a que todos pertencemos. Sempre há um texto dentro de outro texto (ressonâncias, ecos, relações de oposição e/ou de semelhança, de conteúdo e/ou de estilo) - um texto e seus contextos.
Ler e produzir um texto significa ler e traduzir o que somos como indivíduo, na acepção particular e única de ser, e o que somos como indivíduo, no sentido do ser gregário, atávico, pertencente a um grupo social, a uma cultura, à humanidade.
Se entendermos linguagem como uma das máscaras do ser, também é correto afirmar que, por trás de todo texto, há um sujeito que se esconde, mesmo quando julga que está se expondo; cabe ao leitor, crítico, entender as razões pelas quais esse sujeito se declara ou se mascara. Ouça, aqui , como Clarice Lispector trata essa questão.

Dica de Leitura:
Mar de Palavras do livro “A eterna privação do zagueiro absoluto”
Luís Fernando Veríssimo.


PROPOSTA – DATA DA POSTAGEM 15/01/2010 

1- Crie uma história na qual as personagens assumam uma postura “declarada” frente à vida, ou seja, assumam suas idiossincrasias, suas dúvidas, seus fracassos, suas alegrias, enfim seu jeito de ser.

Ou pode optar pela proposta nº. 2

2- Crie uma história na qual as personagens assumam uma postura “mascarada” frente à vida, ou seja, escondam suas idiossincrasias, suas dúvidas, seus fracassos, suas alegrias , enfim seu jeito de ser.

Mas, você não está sozinho nessa empreitada, não. Enviarei o e-mail do (a) companheira (o) de trabalho e, juntos poderão desenvolver uma história de comum acordo quanto à proposta.


História pronta é só postar. DIVIRTAM-SE!!!!

9 comentários:

  1. Olá ,meus queridos, combinamos voltar 05/01/2010 com as novas propostas. Antecipei minha postagem devido alguns compromissos essa semana, mas fiquem tranquilos(rs)mantive os dez dias para desenvolverem os trabalho.
    Foi um prazer elaborar esse exercício.

    Formei duplas para essa tarefa. Espero que apreciem.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Imagine, dificuldade pouca é bobagem... Vamos nessa.... ansiosa pelo resultado. É Renato, ansiosidade não é um privilégio só seu rs....

    ResponderExcluir
  3. Meu seu blog é espetacular show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    UM grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Su, só não entendi uma coisa; A gente decide a história e depois escreve junto a quatro mãos, isto? Robson, socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: que texto lindo o de Clarice.E olha,as razões desta menina entendi direitinho kikiki, não é fácil ser ruiva " ferrugem" quando se é menina, adolescente, garanto! kiki

    ResponderExcluir
  6. MAXIMUMFORMA:Que ótimo que gostou.!!! Eu tive o privilégio de "agrupar" um pessoal de primeira ,amantes da boa escrita e bons amigos.
    obrigada.

    Ah! Catarina vc falar isso!!!

    Veerôca, entendeu sim(rs)É isso mesmo, a dupla via-email decide,rascunha,escreve,rescreve.. e "posta" um só texto.

    ResponderExcluir
  7. Meus queridos, por gentileza, entrem em contato com os respectivos "amigos" para o desenvolvimento da proposta. Enviei os e-mails p/ todos,mas qualquer dúvida escrevam ou comentem aqui. Certo?
    Antes que as mulheres tenham um ataque de fúria, (ou os homens,por quê, não?)(rs), brincadeirinha.

    ResponderExcluir
  8. Flávio Queiróz,Flavinho, me escreveu informando que até criou um blog só para participar conosco, mas nem precisava. Adorei o entusiamo!!!
    A quantas andam as parcerias? Não é pressão (rs) pessoal, mas os que me conheçem sabem o quanto sou empolgadíssima com tudo o que se relaciona com "escritos literários". Portanto, sintam-se tranquilos para "brincar"
    CONVITE: Visitem a Revista "Imaginário Poético", só clicar no linc na parte superior dessa página, como colunista posto todo dia 15 de cada mes, e há outras colunas interessantes.
    obrigada queridos.
    forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Meus queridos, imagino que essa proposta não foi nada fácil,mas digo isso por conta da "questão de emails", "contatos" e por aí. Alguns desencontros, não é? Assim como na vida...
    Àqueles que realizaram a proposta mesmo sozinhos e queiram postar,sintam-se à vontade.
    forte abraços

    ResponderExcluir