segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OS PASSOS (2)


Toc toc toc. Sobressaltou, morava ali há alguns meses e até então não havia percebido que morava alguém no andar de cima, devia ter se mudado no final de semana, enquanto ele viajava.

Toc toc

Eram saltos, com toda a certeza eram saltos. Era ágil, provavelmente uma jovem. Mais dois passos estaria exatamente sobre sua cabeça.
Afastou o pensamento e tentou se concentrar no texto que estava ditando ao computador.
“ Certamente…" - toc toc….

O texto se perdeu novamente entre os sons dos passos que ela provocava sob sua cabeça. Levantou-se, pegou o controle remoto, o noticiário. Mais uma vez os passos o desconcentraram.

Perdido em seu devaneiro, uma projeção. Talvez se subisse ao segundo andar e se apresentesse, talvez ela não se importasse. Era nova no prédio, talvez não tivesse companhia, só ouvia um tipo de passo no apartamento, o que indicava que viva sozinha. E assim divagando ouviu o “Bam” da porta. Estava saindo, suspirou arrancado de sua fantasia, resolveu terminar o texto que os passos haviam arrastado para outro lugar.

A batida da porta e os passos. Ansiou pelos passos o dia todo. “São exatamente dezenove hora e doze minutos” – Ela é pontual. – Se pegou analisando os movimentos dela, horas que chegava, para onde ia dentro da casa. Baseado nos movimentos criava o cotidiano dela, e no cotidiano dela passou a viver seu contidiano.

“Vou” – mas o que dizer? - E toda a coragem aos poucos foi se perdendo, se pegou mais uma vez sonhando, em convidá-la para beber algo, conversar, ter mais alguém. Mas e se ela somente aceitasse por pena, não suportaria tal idéia. Desistiu.

“São exatamente dezenove horas e quinze minutos” – Sentou-se e aguardou, cada minuto um suplicio, até que ouviu a batida da porta. Cinco passos e estava sob sua cabeça, caminhou mais um pouco, e outro som, música, sorriu, hoje ela tinha outro ânimo. Surpreso, percebeu outro som, sua voz acompanhando a música, algo mudara dentro dele, algo foi arrancado, a tranquilidade. “Entre por essa porta agora….. Você tem meia hora para mudar a minha vida...” – Doce, era isso, era doce.

Perdido em seus pensamentos ouviu a batida da porta. Um desespero tomou conta, era uma oportunidade, oportunidades não aparecem duas vezes para a mesma pessoa. Sentiu seus pés fincarem ao chão enquanto o tempo passava e sua covardia o prendia ali. Suava frio, tentando espantar o medo da rejeição pegou sua guia, correu até o elevador. Chegou no exato momento em que esse chega ao seu andar.

Aguardou a porta se abrir, o cheiro que saia dele entrava por suas narinas e o congelava por dentro. Num movimento rápido automático ela tocou no seu braço.
- Precisa de ajuda?
Esboçou um sorriso tentando disfarçar o medo.
-Não obrigado.
Hoje ela tinha cheiro, voz e toque. “Você tem meia hora para mudar a minha vida”, essa frase martelava sua cabeça.
Timidamente … quase inaldível, esboçou o seu desejo, cantarolou:
“Voce tem meia hora para mudar a minha vida.”

9 comentários:

  1. Kátia: A tensão e a intensidade com que os fatos são narrados parecem-me os responsáveis pela criação de uma “brecha” (o leitor percebe que não foi convidado apenas para ler um relato, mas que está sendo conduzido a um “lugar” (que pode ser onde suas crenças e valores são aferidos (talvez)); está, enfim, sendo convidado a usar sua inteligência e sua sensibilidade para refletir sobre a condição humana. Ver no conto: Precisa de ajuda...
    E, ainda que a construção da personagem nos dois contos se dê de uma maneira “velada”, sua presença, forte, é determinante na narrativa.
    Belo. Belo... (em qual personagem se inspirou?) (rs).

    ResponderExcluir
  2. Su e Kátia. Queria ter postado até a meia noite meu novo texto. Mas acabei de fazê-lo, numa sentada de umas duas horas e não consigo reler agora, estou mesmo exausta. Amanhã irei reler, ler o da Kátia com calma e postar, ok? Beijos meus, Veroca

    ResponderExcluir
  3. Ô Veroca,minha querida,fica tranquilaaaaaaaa.Descanse.
    bjus- sú

    ResponderExcluir
  4. Adivinha.... rs. Gabriel Garcia Marquez, Em agosto nos encontramos, o personagem masculino não se manifesta mas criei para mim um perfil que se assemelha a esse.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha!Não conheço esse dele,"li rapidamente" uma matéria que o lançamento,com o título provisório, "En Agosto nos Vemos", seria em 2008. Agora,fiquei interessada!!! Toc..Toc

    ResponderExcluir
  6. Su... nao sei bem por que mas noto que é uma caracteristica da minha escrita, essa construção meio obtusa do personagem. As vezes tento fugir disso mas, sabe quando está impregnado?
    Lembra O Jornal (está me devendo kkk) então nele também fico bem nitido isso. Ainda não consigo relê-lo. Mas quando conseguir vou prestar a atençao a isso. A intensidade e força. Queria conseguir ser mais descontraida nisso.
    Talvez pelo tema. Sabe que fiquei bastante focada no Abrazos Rotos do Almodovar, acho que porque o tema surgiu na epoca que eu vi o filme.

    ResponderExcluir
  7. É uma maneira de construir, mas não tem que "fugir" disso não. É muito bom!
    Derrepente quando menos "se espera" e "sem saber como" ocorre uma mudança na forma como escrevemos, penso que é o "treino" o "burilar" e por aí...estamos sempre buscnado mesmo, não é?
    É acho(rs) que prometi ler seu conto,(O Jornal) pura falta de tempo, viu!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia meninas. Kátia, reli agora, com calma, os dois textos. Gostei muito mais deste, sabia? Neste enxerguei melhor o interior do personagem que criou, seus medos, suas carências. Não saberia compará-lo com o anterior e saber se são muito diferentes, porque o anterior ficou mais com você, mais hermética foi a narrativa. E o mais interessante hehehe, embora seja um personagem masculino, ele é essencialmente feminino. Lembrou-me um verso de Adélia Prado ( não tenho aqui para conferir) mas um verso que, ao falar da mulher, diz " este ser ainda um pouco envergonhado". Como nós, muitas vezes, gostaria que a vizinha do salto o adivinhasse e em meia hora! Mas pensando aqui, um minuto é suficiente para mudar toda nossa vida. Em meia hora o mundo se refaz. Beijos pra ti Kátia, boa semaninha por aí.

    ResponderExcluir
  9. Desculpe Veroca só agora vi o comentário... Também gostei mais do personagem assim um pouco mais frágil...
    bjs

    ResponderExcluir