sábado, 12 de janeiro de 2013

O ATO DE ESCREVER

Elaborar um texto descritivo é, como você sabe, apresentar um ser, um   objeto,   um recorte da realidade a partir de um determinado ponto de vista, ou seja, o objeto da descrição deve ser observado a partir de uma determinada posição física. O ponto de vista é fundamental para a organização do texto descritivo, já que as diversas partes do objeto devem ser expostas e relacionadas a fim de formar um  conjunto   que o leitor seja capaz de entender. Mas apenas a descrição   técnica  busca uma   objetividade   absoluta —e, mesmo nesse caso, é  praticamente  impossível  anular totalmente a  interferência   do produtor do texto.  Portanto,  use  e “abuse” da “sua poesia”  do “seu estilo pessoal” , da sua habilidade linguística.

Quintana, Mário. A preguiça como método de trabalho. Rio de Janeiro, Globo, 1987.p.93-4.

O retrato de Eurídice
Não sei por que há de a gente desenhar objetivamente as coisas: o galho daquela árvore exatamente na sua inclinação de 47 graus, o casaco daquele homem justamente com as ruguinhas que no momento apresenta, e o próprio retratado com todos os seus pés-de-galinha minuciosamente contadinhos... Para isso já existe a fotografia, com a qual jamais poderemos competir em matéria de objetividade.Se tivesse o dom da pintura, eu seria um pintor lírico. Quero dizer, o modelo serviria tão só de ponto de partida. E se me dispusesse a pintar Eurídice, talvez viesse a surgir na tela um hastil, o arco tendido da lua, um antílope, uma flâmula ao vento, ou uma forma abstrata qualquer, injustificável a não ser pelo seu harmonioso ímpeto e, câmara lenta, pela graça da linha curva em movimento, porque Eurídice afinal é tudo isso... É tudo isso e outras coisas que só os anjos e os demônios saberão.


A proposta descritiva de Mário Quintana nos proporciona possibilidades sensoriais e imaginativas muito grandes. Observe que o poeta se propõe a utilizar imagens que não têm nenhuma relação direta com o objeto retratado, criando um processo de grande intensidade poética.


DATA DA POSTAGEM- 28/01/2013

PROPOSTAS

Com base no mesmo procedimento da proposta descritiva de Mário Quintana, que imagens você utilizaria para descrever:
   
1-Uma mulher de formas suaves e equilibradas.
Ou pode optar
2-Um homem de estrutura física bem proporcionada.

3 comentários:

  1. Meus queridos,

    Espero que estejam todos muito bem e,agora, "afoitos"(rs) para mais essa empreitada deliciosa.
    Nós que amamos escrever....

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Que bom ve-la de volta com seus belos estimulos à criatividade.Senti saudades dos exercicios e vamos para mais uma empreitada.
    Meu terno abraço amiga.

    ResponderExcluir
  3. Bom sim todos nós nessas empreitadas literárias. E também senti saudades.
    terno abraço meu amigo.

    ResponderExcluir