sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Elefanta

Acordo mas não quero abrir os olhos.
Melhor seria cegar de vez do que forçar os olhos a não abrirem, sim, porque eles têm vida própria. Querem abrir-se, olhar, perscrutar o ambiente, encontrar essa vida nova que se inicia  depois da noite. Luto com valentia, aperto os olhos até doerem e eu começar a 'ver' luzinhas dançantes. Até de olhos fechados as coisas dançam a minha volta. Eu não quero isso. Quero minha vida regular, exata, de linhas retas. Sou dada às amarguras, tenho um humor amargo, seco, que me aborrece sem salvação além da dança. 
Os olhos começam a piscar insistentemente. Penso num ditado: cala-te, boca! No meu caso, precisaria dizer: fechem-se olhos!, pois já não podia mais contê-los. Abriram-se contra minha vontade. Tudo embaçado. Abro e fecho, abro e fecho, até me acostumar à luz que entra por uma fresta da cortina que, como as luzes das trevas, dançam. Tudo está como antes: gavetas fechadas, roupas guardadas, cortinas corridas, a não ser por esta pequena fresta de luz novidadeira que ora me cega ora me mostra o mundo até que me acostume com ela, e a música do vento. Talvez seja assim a partir de agora, depois do veredicto do médico, dançar somente pelos olhos, abertos ou fechados.

5 comentários:

  1. Quem sabe, não?... A vida é surpreendente. E o mais surpreendente da vida, é que quando não acreditamos mais nela, ela se estende na nossa frente, cheia de novas promessas.

    ResponderExcluir
  2. ..."dançar somente pelos olhos, abertos ou fechados."

    Gostei muito minha querida,Rosane Ramos. Uma escrita fluída,instigante...muito bom!!!

    Peninha você não conseguir postar seu nome. Como "te prometi" procurei informações, aqui, (no Google) saber o que acontece(u), mas não obtive resposta.
    super beijão.
    gratíssima.

    ResponderExcluir
  3. grata pela leitura Sueli e Ana Bailune. Este é um conto antiguinho que adaptei. Creio que este espaço nos facilite a releitura do proprio trabalho, o que já é muito neste turbilhão de 'escritos para postagem'. Resgate e revisão são saudáveis em todos os níveis. beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Num lindo jogo com as palavras a amiga teceu bem esta inquietação que muitas vezes nos abraça num processo continuo e arduo de reflexão.O que quer e pode a mente ainda que os olhos não nos obedeçam.Parabens Rosane,este espaço é fonte da democracia e assim que conhecemos e interagimos com bons escritores,onde somos todos aprendizes.Seja bem vinda.Meu terno abraço de paz e luz.

    ResponderExcluir
  5. abraços Rosane Ramos.
    E espero que nas próximas postagens você consiga postar com o seu nome. :o) Vou continuar "pesquisando" pra saber qual o problema, viu .:o)

    Que bom saber :- " creio este espaço nos facilite...".
    beijos

    ResponderExcluir