terça-feira, 15 de março de 2011

A arte se Simpatizar

imagem Google












Tenho comigo a convicção, de que das emoções que vivemos, a simpatia é uma das mais interessantes, pelo fato de nos colocar na vida de outras pessoas numa maneira meio que natural desprovida de outras emoções, que senão a de se achar bem e sentir que esta fazendo bem. Há certa magia neste sentimento, que às vezes nem temos como explicar, é simpatiza e pronto. Ali se cria um laço com suas amarras feitas numa relação de troca de amabilidades, sinceridades e cooperação.
Numa ampla visão simpatizamos com coisas, pessoas, cidades, partidos políticos, animais enfim uma enormidade de situações, nas quais nos surpreendemos usando o termo simpatia. Não é raro ouvirmos as pessoas dizerem que não se simpatizam com alguém por este ou aquele motivo, ainda que não se expliquem ou justifiquem. Mas é assim, basta que você não goste de alguém ou algo, que a palavra simpatia vem logo à tona para auxiliar num sentimento, que evitamos assumir. Assim usamos a palavra que assume a condição de eufemismo, para nossa comodidade.

Um bom exemplo são os blogs, onde a gente vai criando um laço de simpatias seja pelo comentário ou mesmo pela arte de cada um se posicionar. E nesta evolução de simpatia, nos surpreendemos na mais linda maneira de comunicar com pessoas de todos os cantos do Brasil, e numa espécie de link ativo vamos simpatizando com pessoas, que são simpáticas daquelas que nos são simpáticas criando uma rede de simpatia, que fazemos das tripas coração para que este link nunca seja quebrado, nos permitindo sempre a conexão direta com estas pessoas. E confesso que assim ficamos cativos a estas pessoas e suas criações, não se permitindo deixar de passar na pagina, nem que seja para uma espiadela, ou mesmo para deixar uma marca carinhosa.  

Isto me faz lembrar uma declamação da cantora Bethania em seu disco Drama do 3° Ato de 1973 onde ela belamente declama Fernando Pessoa:

"Eu quero ser sempre aquilo/Com quem eu simpatizo/E eu torno-me sempre/Mais cedo ou mais tarde/Aquilo com quem eu simpatizo/E eu simpatizo com tudo/São simpáticos os homens superiores/Porque são superiores/E são simpáticos os homens inferiores/Porque são superiores também/Porque ser inferior é diferente de ser superior/E isso é uma superioridade/A certos momentos de visão/Eu simpatizo com alguns homens/Pelas suas qualidades de caráter/Com outros eu simpatizo/Pela falta dessas mesmas qualidades/E com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles/Como eu sou rei/Absoluto na minha simpatia/Basta que ela exista/Para que tenha razão de ser.” 

Assim como esta beleza de criação do Pessoa, podemos nos sentir absolutos com nossos sentimentos com relação às pessoas que fazem nossos dias mais iluminados pela paz com momentos de puro prazer num perfeito equilíbrio de nossas emoções. Bem como não entendemos como algumas pessoas fazem questão de serem antipáticas, seja por se acharem a ultima cocada do tabuleiro, ou mesmo por se sentirem superiores ou mesmo grávidas de rei na barriga, enfim a gente sempre sonha com um mundo onde todos se harmonizem numa verdadeira cadeia de carinho, onde cada um possa estar envolvido na promoção da felicidade e do bem estar geral.

Um mundo de gente que se doa, que reparte que faça arte na parte de um projeto imenso de fazer deste viver um ato de amor entre pessoas e todas as coisas do universo em perfeita harmonia com a natureza e que sejamos todos felizes.



Toninho.

3 comentários:

  1. Toninhobira oom essa convicção certeira "de que das emoções que vivemos, a simpatia é uma das mais interessantes", você nos presenteia com um belíssimo texto. Delicado, profundo, e de quebra o poema de Pessoa.

    Uma grande lição, amei!
    grata,amigo.

    ResponderExcluir
  2. Simpatizar é um aprendizado, não nascemos com ele. Ainda bem que temos as alternativas que você mencionou e estamos dispostos a fazer mudnças em nossa personalidade.Se tivesse que fazer um retrospecto para descobrir como vim a estar no facebook e encontrado um grupo que me parece conhecido desde a infância, minha mente dá um nó. Mas uma coisa me é familiar, viviam todos vocês na música que ouvia, no quadro que via, na poesia que lia, nas palavras sensatas que diziam...

    ResponderExcluir
  3. Toninho. Somente uma pessoa com tanta sensibilidade, amabilidade e luz poderia ter escrito isso. Tão bem. Tão verdadeiro. Você é lindo. Amei, beijos da Rê.

    ResponderExcluir