Aprendemos com Lispector que ser simples na escrita, dá um trabalho!!!
E o genial, J.P.Paes, nos diz em uma de suas maravilhosas aulas: “Na intuição entram as suas observações e experiências de leitor, de alguém que conhece palavras, frases, parágrafos, cenas, cenários etc. Que já leu críticas, resenhas, ensaios...”
E DÁ UM BELO EXEMPLO:
“Guimarães Rosa acentua em Carta de João Guimarães Rosa a João Condé, revelando segredos de Sagarana, na sua aparente, e só aparente, espontaneidade, cheia de técnicas e de conteúdos:”
"Bem, resumindo: ficou resolvido que o livro se passaria no interior de Minas Gerais. E compor-se-ia de 12 novelas. Aqui, caro Conde, findava a fase de premeditação. Bastava agir. Então, passei horas dias, fechado no quarto, cantando cantigas sertanejas, dialogando com vaqueiros de velha lembrança, 'revelando' paisagens da minha terra, e aboiando para um gado imenso. Quando a máquina estava pronta, parti. Lembro-me de que foi num domingo, pela manhã”.
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Há divergências, controvérsias, opiniões (quanto: intuição, técnica, didática, disciplina...), mas precisaríamos de um outro Blog para discutirmos (Criação, Análise do discurso, Semiótica, Lingüística, Linguagem), além do próprio termo “opinião” (doxa), porém não é essa nossa proposta, a brincadeira aqui é outra, (rs) ,ainda que façamos uso desses e muitos outros recursos para nossa criação.
Dicas:
*O grau Zero da Escrita - Roland Barthes.
*Arquitetura da linguagem - Noam Chomsky
*Semiótica Aplicada - Lucia Santaella
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Penso que é possível “explorarmos” ainda mais as “belas personagens” que criaram. Uma Valentina, com sua doçura, romantismo e esperança, do texto “ESCOLHA NO ESCURO” de Veroca; um Carlos, com seu jeito doce, compreensivo, do texto “CERTAS OPORTUNIDADES” de Marinês; os personagens não identificados por nomes, mas nem por isso menos marcantes, fortes/determinados do texto “OS PASSOS” de Kátia.
Portanto, a proposta para esse 2º trabalho está diretamente ligada ao primeiro texto, ou seja, é partindo dele que construirão outra narrativa, mantendo, todavia, a essência, os fatos da história. A mudança se dará essencialmente na reconstrução da personagem.
“Guimarães Rosa acentua em Carta de João Guimarães Rosa a João Condé, revelando segredos de Sagarana, na sua aparente, e só aparente, espontaneidade, cheia de técnicas e de conteúdos:”
"Bem, resumindo: ficou resolvido que o livro se passaria no interior de Minas Gerais. E compor-se-ia de 12 novelas. Aqui, caro Conde, findava a fase de premeditação. Bastava agir. Então, passei horas dias, fechado no quarto, cantando cantigas sertanejas, dialogando com vaqueiros de velha lembrança, 'revelando' paisagens da minha terra, e aboiando para um gado imenso. Quando a máquina estava pronta, parti. Lembro-me de que foi num domingo, pela manhã”.
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Há divergências, controvérsias, opiniões (quanto: intuição, técnica, didática, disciplina...), mas precisaríamos de um outro Blog para discutirmos (Criação, Análise do discurso, Semiótica, Lingüística, Linguagem), além do próprio termo “opinião” (doxa), porém não é essa nossa proposta, a brincadeira aqui é outra, (rs) ,ainda que façamos uso desses e muitos outros recursos para nossa criação.
Dicas:
*O grau Zero da Escrita - Roland Barthes.
*Arquitetura da linguagem - Noam Chomsky
*Semiótica Aplicada - Lucia Santaella
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Penso que é possível “explorarmos” ainda mais as “belas personagens” que criaram. Uma Valentina, com sua doçura, romantismo e esperança, do texto “ESCOLHA NO ESCURO” de Veroca; um Carlos, com seu jeito doce, compreensivo, do texto “CERTAS OPORTUNIDADES” de Marinês; os personagens não identificados por nomes, mas nem por isso menos marcantes, fortes/determinados do texto “OS PASSOS” de Kátia.
Portanto, a proposta para esse 2º trabalho está diretamente ligada ao primeiro texto, ou seja, é partindo dele que construirão outra narrativa, mantendo, todavia, a essência, os fatos da história. A mudança se dará essencialmente na reconstrução da personagem.
Aí que entra a Técnica: Trazer para sua história as vozes de outros escritores que dialoguem com a sua voz.
Chega de blá blá blá.
PROPOSTA –DATA DA POSTAGEM - 16/11/2009
1- Escolher um escritor (conto, crônica) após a leitura /releitura/...
Chega de blá blá blá.
PROPOSTA –DATA DA POSTAGEM - 16/11/2009
1- Escolher um escritor (conto, crônica) após a leitura /releitura/...
2-Mesclar “algumas características marcantes” da personagem do conto escolhido com a personagem que criou em seu texto
sueliaduan
Oi Su, ainda sem computador, mas vim hoje ao serviço dar uma zapeada. hehehe, vc hein? Já começando a complicar. Bem, vou escolher o conto primeiro e depois eu vejo se entendi. Mas....... mudando as características da Valentina, certamente mudarei o desenrolar da história, não é isso? beijos meus Su, obrigada pelas dicas preciosas. Anotadas
ResponderExcluirOi Veroca,hum!"vai tirar de letra" entendeu sim!!!!
ResponderExcluirO desenrolar da história "provavelmente" será outro,uma vez que Valetina terá outras caracteristicas,(outras escolhas,posturas...,mas viverá os mesmos fatos.
A essência da história permanece.
Obrigada,querida!
beijos.
Ixe... complicou kkk
ResponderExcluirbjs
kkkk é nada!!!! É uma delícia!
ResponderExcluirbjs