O mágico desencantado fascina multidões com poderes que ele não controla. Teleco, o coelhinho de olhos tristes que se transforma em outros animais, também é incapaz de conter o fluxo vertiginoso das metamorfoses. Bárbara, a mulher que não pára de engordar, faz pedidos cada vez mais extravagantes. Já o homem do boné cinzento emagrece (desaparece) misteriosamente.
Essas criaturas e situações estranhas fazem parte do universo do contista mineiro Murilo Rubião, considerado precursor e um dos principais representantes da literatura fantástica no Brasil. Sua arte comove ou faz rir? Maravilha ou angustia? Como classificar as narrativas, desse mágico? Elas já foram classificadas como kafkianas, surrealistas, míticas, simbólicas, absurdas...
São histórias construídas com tanta coerência que nos fazem duvidar das nossas certezas e da própria realidade. O importante não é decifrá-las como se fossem enigmas ou parábolas. Os símbolos possuem uma abrangência cósmica, incompreensível em sua suas infinitas significações
DATA DA POSTAGEM 08/04/2011
PROPOSTA
CRIAR UM MINICONTO
Leve em conta, na criação do miniconto, a magia, o surreal, a fantasia. Observe como isso acontece no conto de Murilo Rubião, AQUI .
Podemos, então, nos entregar ao encantamento...
ResponderExcluirabraços
sú
Querida amiga !
ResponderExcluirFaz um tempo que não vinha te vesitar, por motivos de ocupação de trabalhos escolares! Mas vim, e logo encontro este belo escrito seu, parabéns!
Conheça meu novo blogue e comenta lá.
http://transpondo-barreiras.blogspot.com
Um beijão e bom fim de semana.
José Souza,querido.
ResponderExcluirVisita sim e sempre.GRATA.
Bons trabalhos e vou depois com calma e tempo conhecer teu novo blogue.
bom fim de semana e abração.
Olá Sueliaduan,
ResponderExcluirGosto de ler teu blog.
Já conhecia alguma coisa sobre o Rubião, e sempre me impressionei com a facilidade que ele envolve o leitor e a magia de sua escrita, tenho uma amiga que sempre me manda por e-mail esses presentes.
Segurei teu blog, abraços e ótima semana
Olá Janaina,
ResponderExcluirFico muito feliz que goste, e agradeço em nome desses amigos maravilhosos que, como eu, adoram escrever e "participam dos exercícios, aqui, propostos. Caso tb queira de um alô.
Eu sou fãzona da escrita dele, Janaina. Legal tua amiga enviar.... presentão :o)
bjão
Olá amiga Sueli!
ResponderExcluirAqui vim lhe ler e encontro mais um belo texto.
Fiaca com Deus...
Um beijão.
José Souza, grata.
ResponderExcluirabraços
Devo ter lido Rubião em algum lugar mas nunca tinha prestado atenção. Agora como tarefa, decubro que o homem é muito bom. Gostei muito do que li. Estou de castigo por esse dias fazendo trincheiras e novas trilhas. Nos falamos por email, uma vez por dia será o único contato que me restou. BJS
ResponderExcluirÉ muito bom saber que redesocbriu Murilo Rubião, fico muito satisfeita.
ResponderExcluirNovas trilhas são sempre oportunidades maravilhosas. Uma vez por dia no e-mail, então, escreveremos contos kkkk.
bjus
ops " redescobriu" :o), Lailin.
ResponderExcluirDei uma fugidinha pra ver tua carinha. É uma pena que perdi. Já que não podemos ganhar sempre. Não sei quem inventou isso, de perdas, eu é que não fui. Não estou gostando nada dessa jornada mas tenho que ir. Quinta, acho que retorno. Bjs
ResponderExcluirPrezado, Carlos editor- Franzine Episódio Cultural:
ResponderExcluiragradeço tua mensagem/link/email.
Essa postagem é antiga, procure acessar a página - mes Junho do Escritos,assim outras pessoas terão acesso tb.certinho.
abraços/sucesso,
grata,
sueliaduan