segunda-feira, 21 de maio de 2012

ELEMENTOS DE TEMPO E DE ESPAÇO



História, tempo, lugar.


Onde aconteceu? Quando aconteceu? As histórias geralmente apresentam características de tempo e lugar. O que acontece, acontece em algum (s) lugar (es) e durantes algum(s) momento(s). Ao contarmos, as situações se desenrolam em certas circunstâncias de espaço e de tempo: o onde e o quando da história. O modo de acontecer a ação, a representação da personagem, bem como a caracterização do espaço em que se passam as situações, são importantes dimensões descritivas dentro do contexto narrativo. Em alguns casos,, o lugar é imprescindível para a construção da hitória. Por exemplo, nos romances regionalistas. O mesmo ocorre com o tempo;por exemplo, nos romances histórico. Ou as narrativas de introspecção, de sondagem intimista, que contam o mundo interior das personagens. O chamado tempo psicológico, tempo da duração interior dos acontecimentos. Essa temporalidade interior da duração-vivência se diferencia do tempo cronológico, como sabemos, o tempo da natureza, que é marcado pelos relógios- manhã-tarde- noite etc. A diferença entre o tempo cronológico e o psicológico pode ser observada com muita clareza em nossa vida cotidiana quando sentimos que certos momentos se passam com maior ou menor velocidade. Há também o espaço psicológico, o espaço interior, os inumeráveis lugares de nossa vivência, dentro de nós. Assim também as nossas personagens; elas vivenciam um universo subjetivo, que pode ser expresso nas histórias – um mundo interior que contém muitos espaços interiores e muitas durações interiores.
Serenata sintética
Cassiano Ricardo
  Lua morta
  Rua torta
  Tua porta

Insólito aconteceres
Sueli Aduan
Era só uma porta, porém, fechada. Não fosse o esquecimento do número, exatidão de mundo a mim distante, e uma pequena movimentação nos corredores eu diria que minha figura ali era no mínimo risível. A angústia que seguiu à abertura da porta, ainda que rápida, povoaram minha mente de recordações da infância, e eu relembrei meu pai sempre sentado em muros, muretas, corredores; minha mãe sempre a gritar com o cachorro que, porta aberta, adentrava em busca de um afago, um carinho. Sempre as portas. Sempre essa busca. Seres frágeis que somos sedentos de beijos úmidos, palavra e poesia, sussurros noite adentro. Esse insólito do viver.


Observe a diferença de duração temporal nestes dois textos. No primeiro, o sentimento de abandono, a solidão, a saudade eternizam o andar pela madrugada, sob uma lua morta. No segundo há uma aceleração do tempo, um ritmo de ações que se sucedem tão rapidamente quanto a imagem pressentida por detrás daquela porta... Devaneios, interioridade.

PROPOSTA
DATA DA POSTAGEM  05/06
Crie uma história a partir de uma das seguintes frases de Carlos Drummond de Andrade
• Perdi o bonde e a esperança, volto pálido para casa;
• No elevador penso na roça; na roça penso no elevador;
• Meu coração vai molemente dentro do táxi.

11 comentários:

  1. Vamos lá amantes da palavra!:o)

    forte abraço

    sueliaduan

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela aula!!
    Muito bacana seu espaço!!
    Vi seu comentario no tecendo.
    Ja me aportei por aqui!!

    Uma semana de paz a vc!!

    ResponderExcluir
  3. Ah..esqueci de comentar,bela imagem emoldurando sua postagem!!

    ResponderExcluir
  4. Gratíssima, MA FERREIRA.

    Agradeço seu carinho.
    E querendo participar com a gente esse é meu e-mail ssaduan@yahoo.com.br

    forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Vim deixar o meu abraço!
    Desejo a todos muita inspiração. Não vou participar porque o curso de mestrado está me consumindo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida,Marciagrega.
    É dedicação em tempo integral, mas é ótimo.

    gratíssima.
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. E vamos Sueli,mais uma bela idéia nesta proposta com sua orientação,como mineiro da terra do Drummond ficou agradecido pela referencia.Porem mineiro não perde o trem,mas o bonde é outra historia,rsrs.Minha amiga tenho notado que alguns colegas tem vindo ao blog fazendo referencias a mim,mas os elogios são todos seus.Creio que ao acessarem via link do meu nome aparece o blog mineirinho e este nosso(rsrs).Mas que bom venham e gostem né?
    Meu carinhoso abraço de minha terna admiração.
    Beijo.
    Fique na paz e com alegria e poesia.

    ResponderExcluir
  8. Então, Toninhobira há tanto material aqui em casa, por conta ,também, do meu trabalho. E essa semana encontrei uma pasta com recortes de jornal de "78", revistas... ("amareladas")muita coisa boa...apostilas e a gente vai misturando tudo e dá nisso aqui.rs.

    Mineiro é mineiro eta povo bom". Os elogios são "de todos, são nossos" meu querido, e fico muito feliz com seu amigos nos visitando. Coisa boa!!!

    super abração pra ti.
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Lindo, lindo!!

    Tenha uma ótima tarde!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  10. Vi o seu link no Toninho e passei para conhecer suas idéias. Gostei do li. Parabéns pela ótima proposta.
    Abraços,

    ResponderExcluir